terça-feira, 11 de setembro de 2012

A Formiga Juju chegou a Portugal!

Era uma vez uma linda formiga chamada Juju.
Tinha duas trancinhas e olhos cor de caju.

Assim começa o conto infantil que está a dar que falar em Portugal. A Formiga Juju chegou a Lisboa, no dia 24 de Agosto de 2012, para o evento de lançamento deste conto e movimento social em Portugal que aconteceu na Ler Devagar, a livraria do Lx Factory. Este evento, foi o culminar de uma parceria estabelecida entre a editora Livros de Ontem e o movimento social da Formiga Juju e foi também o pontapé de saída para a edição do livro "A Formiga Juju na Cidade das Papaias" que chegará às bancas a tempo do Natal.

A Formiga Juju é um movimento social informal fundado pela jornalista portuguesa Cristiana Pereira que tem actuado junto das crianças desfavorecidas em Moçambique. Como instrumento base do seu trabalho com as crianças, este movimento utiliza o conto infantil "A Formiga Juju na Cidade das Papaias", que explora temas como o aquecimento global, a poluição e a sustentabilidade de uma forma muito pedagógica e divertida.

A primeira edição deste conto foi financiada através de crowdfunding e distribuída gratuitamente por estas crianças juntamente com diversas acções de animação do conto e trabalho artístico. Todo o movimento é regido pela vontade de tornar o livro e a cultura acessíveis a todos e foi este conjunto de valores que chamou a atenção da Livros de Ontem.

Perante uma causa tão nobre e uma forma de operar com tanto sucesso, a Livros de Ontem propôs que a Formiga Juju viesse para Portugal para que as nossas crianças também tivessem acesso a estes valores e experiências. Lançaram-se as mãos à obra e o projecto de colaboração ganhou vida. A estas duas entidades juntou-se a Aidglobal e, juntos, assinaram a carta fundadora do movimento Formiga Juju em Portugal.

Muito mais que um livro, a Formiga Juju é um movimento de cariz social que pretende promover a leitura junto dos mais pequenos acreditando que assim se constrói um futuro e uma sociedade melhor. Pela mão da Livros de Ontem e da Aidglobal, irá chegar a Portugal esta iniciativa que já conta com um enorme sucesso em Moçambique e com um segundo livro editado.

"A Formiga Juju na Cidade das Papaias" chegará às bancas no Natal e as acções educativas irão começar em breve. Esteja atento porque irá andar por aí uma formiga muito especial, ou não fosse ela, a Formiga Juju.



Pode acompanhar este movimento através da Livros de Ontem ou na página de Facebook do movimento: http://www.facebook.com/formigajuju




Sem comentários:

Enviar um comentário